Na Estrada com a Librelato hoje está no Piauí, indicação do nosso representante Castro! O Cânion do rio Poti é um paraíso no meio do sertão nordestino que reúne, em um só lugar, rio, pedras, cachoeiras, fendas geológicas, fauna, flora, arte rupestre e pontos para aventuras radicais.
Apesar de esse ponto turístico ser muito conhecido dentro do próprio estado e receber turistas de todo mundo, ainda é pouco desbravado pelos brasileiros.
O Cânion do rio Poti é um fenômeno criado pela passagem do rio Poti por uma fenda geológica situada na serra da Ibiapaba, entre o Piauí e o Ceará. O cânion estende-se pelos municípios de Crateús, no Ceará, Castelo, Buriti dos Montes e Juazeiro, no Piauí, a cerca de 230 km da capital Teresina.
O rio Poti nasce no Ceará e deságua no rio Parnaíba, em Teresina. Da nascente até a foz, o rio passa por diversos trajetos, até chegar em um sistema de falhas geológicas que ficam no Piauí.
Nesse ponto, o leito do rio é aprofundado devido à forte ação das águas sobre sedimentos e ao redor dele, onde a erosão provocou grandes formações rochosas.
E é justamente nessa falha geológica que ocorreu há mais de 400 milhões de anos que foi formado o Cânion do rio Poti, especificamente no trecho que corta a serra da Ibiapaba.
Um dos grandes destaques de passeios pela região é navegar pelo rio Poti e vislumbrar os paredões de pedras com aproximadamente 60 metros de altura, que formam enormes fendas geológicas, abertas pela natureza e o rio. Em um trecho chamado Poço da Bebidinha há um grande acervo de arte rupestre, de importância histórica e de grande interesse de pesquisadores.
Além do ecoturismo, o cânion é um lugar ideal para boas aventuras. Para quem quiser praticar canoagem, o trecho conhecido como Poço do Canelão é o ponto propício para isso. Em outros trechos também é possível dar bons mergulhos pela água cristalina desse leito do rio Poti. Outras atividades como rapel, trekking, slackline e a possibilidade de acampar são outras boas opções para os visitantes aproveitarem ao máximo cada detalhe.
Em alguns trechos também é possível encontrar algumas quedas d’água, onde é permitido tomar um banho e se refrescar do forte calor na região. Ao final do cânion, há ainda a chamada Cachoeira da Lembrada, que é de encher os olhos!
Para quem deseja conhecer essa região incrível, o melhor período para visitar é depois das chuvas, mais precisamente entre os meses de julho e dezembro. De Teresina até Castelo do Piauí é possível ir de carro ou, se preferir, tem ônibus saindo diariamente. Chegando em Castelo é possível contratar uma van para o transporte dos turistas até o cânion.
Vale a pena a visita!
Castro Representações: excelência Librelato no Ceará e norte do Piauí.
Aproveite a visita à região para conhecer a Castro representações, que fica no município de Fortaleza, no estado do Ceará e conta com uma equipe totalmente preparada para atender você!
CASTRO REPRESENTAÇÕES
Rod BR 116, KM 14 - nº 4880B ,
Messejana, Fortaleza – CE
CEP 60873-164
Fone: (85) 99680-0707